Fomenta Rio: agência de fomento da cidade inicia cadastro para composição do Sistema Municipal de Inovação

A Prefeitura do Rio, por meio da Fomenta Rio, agência de fomento da cidade vinculada à Secretaria Municipal de Fazenda, realiza chamada pública para manifestação de interesse de instituições públicas e privadas que queiram participar do Sistema Municipal de Inovação (SMINOVA). Com objetivo de estruturar ações que possam promover a inovação, o desenvolvimento econômico, social e ambiental na cidade do Rio, o SMINOVA é um dos pilares que compõe o chamado Ecossistema Municipal de Inovação, instituído por meio da Lei 6788/20

– Esse chamamento marca o início dos trabalhos voltados para uma cultura da inovação no município. Com a Lei da Inovação e com as diretrizes estabelecidas por ela, será possível, por exemplo, estabelecer parcerias com universidades para a implantação de incubadoras, parques tecnológicos e programas de inovação. O SMINOVA é o sistema que vai possibilitar a construção de canais de apoio à inovação, seja para o desenvolvimento sustentável ou para a economia verde – esclarece Bernardo Egas, presidente da Fomenta Rio.

Além das instituições públicas e privadas, o SMINOVA contará com representantes da Prefeitura do Rio, da Câmara de Vereadores e do Conselho Municipal de Inovação. Podem se inscrever também nesse chamamento público instituições de ensino superior, tecnológico e profissionalizantes estabelecidas no município do Rio, além de parques tecnológicos, incubadoras, startups e empresas inovadoras. Também serão aceitas manifestações de interesse de jardins botânicos e iniciativas similares que atuem em prol da ciência, tecnologia e inovação no município, espaços de coworking e de economia colaborativa, entre outros.

A manifestação de interesse para participar do SMINOVA pode ser  realizada até o dia 27 de novembro, por meio do site da agência Fomenta Rio.

– Com essas ações voltadas para o estímulo do que é inovador vamos não só promover a realização de projetos que já estejam em desenvolvimento, mas também garantir que tantos outros sejam realizados e executados no município colocando a cidade do Rio no ecossistema da inovação atual – acrescenta Rafael Ponzi, vice-presidente da Fomenta Rio.Prefeitura do Rio lança Agência de Fomento na cidade - Rio Oportunidades de  Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito