Firjan SENAI Duque de Caxias lança novo curso técnico EaD para 2021

Atenta em oferecer temas atuais que ampliem as oportunidades no mercado de trabalho para alunos de qualquer idade, a Firjan SENAI Caxias passa a oferecer, em 2021, um novo curso, desta vez na área de Sistema de Energias Renováveis. As aulas serão realizadas a distância e o uso de laboratórios e oficinas será feito no segundo semestre de 2021. As inscrições já estão abertas e terminam em 03/02, data de início das aulas on-line.
 
No curso Sistema de Energias Renováveis, o aluno vai aprender sobre as especificidades das formas limpas de energia no contexto energético atual e dos potenciais cenários futuros, incluindo projetos, montagem e operação, como também ferramentas de gestão de energia e eficiência energética, imprescindíveis para saber como realizar estudos de impacto e incorporar as tecnologias renováveis e de eficiência energética dentro do sistema de gestão global da empresa. Após a conclusão, o formado terá condições de buscar oportunidades em empresas de projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis de energia, entre outras.
 
Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI, ressalta que as novidades do próximo ano estão antenadas com o futuro do mercado de trabalho. Ele cita, por exemplo, a importância do curso de Sistema de Energias Renováveis: “Hoje as construções estão sendo projetadas e construídas em uma perspectiva sustentável. Esse curso agrega competências para que as pessoas atuem no desenvolvimento e implantação de projetos, sejam a partir do sol, vento ou outras fontes de energia, ou ainda na garantia da funcionalidade do sistema e da gestão do consumo de energia, sejam em empresas e/ou empreendimentos diversos”, explica ele.
 
O mundo está em constante e acelerada transformação e o profissional deverá estar pronto para assumir novos desafios a qualquer momento, e a capacitação na Firjan SENAI atua para uma formação ampla, objetivando aumentar as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. “Preparamos o aluno para ir além do saber fazer. Em nossos cursos, o aluno entende o que está fazendo e é capaz de agir de maneira técnica e tática na gestão dos processos do seu dia a dia profissional”, ressalta Melo.
 
São, ao todo 40 vagas, com carga horária de 1.200 horas, o que representa de um ano a um ano e meio de estudos. Ao longo do ano letivo, as 20 horas semanais exigidas em cada curso serão divididas em 10 horas para o autoestudo, quando o aluno se dedica ao estudo individual na plataforma; seis horas (três vezes por semana) para aulas on-line com instrutor e com a turma; e quatro horas (dois dias por semana) voltadas para tutoria, quando o instrutor tira dúvidas com cada aluno.
 
O uso de laboratórios e oficinas ficará para o segundo semestre de 2021, quando está previsto o início das aulas presenciais, e espera-se que a pandemia tenha sido vencida. “São momentos em que o aluno estará na Unidade em que se matriculou para o curso, usando os laboratórios e oficinas para praticar aquilo que aprendeu durante o estudo on-line. Ele vai vivenciar os conhecimentos e praticar em ambientes industriais bem próximos aos que ele encontrará no mercado de trabalho”, acrescenta.
 
As matrículas de todos os cursos EaD serão realizadas on-line. O aluno acessa o site dos cursos técnicos, escolhe o título, a escola, se cadastra e faz a inscrição; depois anexa documentos e demais processos necessários para a matrícula de forma virtual. Inscrições e cursos: https://www.firjansenai.com.br/cursorio/portal/index.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito