Finados: missas serão apenas em paróquias de Petrópolis

A Diocese de Petrópolis informou nesta quarta-feira (28) que, no Dia de Finados, haverá missas presenciais e com transmissão online em todas as paróquias. Já a tradicional cerimônia realizada no Cemitério de Petrópolis, devido a pandemia, não será realizada no local e, sim, na Igreja do Sagrado, às 10h, e também será transmitida pela internet.

A nota da Diocese também lembra que todos os cuidados contra a covid-19 estão sendo tomados, conforme orientação das autoridades de saúde. Também é esperado um público menor, pela redução de capacidade dos templos e a transmissão online das missas. Todos os horários podem ser consultados no site da Diocese.

A Prefeitura informou que o horário de visita aos cemitérios será de 7h às 18h e o atendimento ao público de 8h às 18h. As medidas de segurança serão cumpridas, com higienização, uso de máscaras e distanciamento social. A média de visitas é de 20 mil no Cemitério Municipal e 30 mil em todos somados. Você sabia?] Cinco curiosidades sobre a Catedral de Petrópolis · AeP

Feriado nos restaurantes

Nesta sexta-feira (30), começa mais uma edição do Petrópolis Gourmet, um festival com a participação de 28 restaurantes e que terminará no dia 15. Com isso, os restaurantes mantêm uma boa expectativa de movimento. O Petrópolis Convention & Visitors Bureau está com uma boa expectativa de um reaquecimento do turismo para os dias de festival, principalmente com o feriado.

Seguindo as medidas de segurança necessárias, o Petrópolis Goumert traz o tema “A magia do fogo: segredos e sabores que as chamas podem revelar” e opção de delivery. Para o presidente do PC&VB, Samir El Ghaoui, o festival movimenta diversos setores e reforça o nome da cidade.

– O festival é gastronômico, mas não garante movimento apenas nos restaurantes. O público movimenta a rede hoteleira, os polos de compras, o comércio em geral. E, mais importante do que isso: o festival reforça o nome de Petrópolis. Mostra que a cidade segue como importante destino no Brasil – disse.

De acordo com o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, Germano Valente, há uma expectativa principalmente para os distritos.

– Os restaurantes nos distritos já têm estado com aumento de demanda desde o meio da pandemia. A expectativa dos restaurantes, principalmente nos distritos, que é onde acredito que terá mais fluxo de turistas, é de ter um aumento considerável de clientes – afirmou. 

Comércio

Os supermercados, polos de moda, o comércio de Itaipava e a Feirinha estarão em funcionamento durante o feriado. O número de lojas que estarão abertas ainda não foi divulgado. O presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, afirma que as expectativas para feriados sempre são boas e o evento poderá contribuir para um bom fluxo.

– As expectativas para fins de semana prolongados são sempre boas. Esperamos que os turistas venham conhecer a cidade e aproveitem para consumir no comércio local. O Petrópolis Gourmet também promete movimentar esse primeiro fim de semana do evento, e estamos otimistas – afirmou.

Otimista também está a presidente da Associação da Rua Teresa (Arte), Denise Fiorini. Neste ano, haverá uma parceria entre a Arte e o Petrópolis Goumert. Clientes que apresentarem nota fiscal de algum restaurante participante ganham 5% em lojas selecionadas, desde que tenha consumido um prato do evento. Para a associação, esta parceria é sempre um sucesso.

– São duas marcas fortes na cidade, que buscam sempre oferecer o melhor aos seus clientes. Estamos unidos em um movimento de valorização da cidade – disse Denise. 

Hospedagens

Segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, a procura aumentou no feriado, principalmente nos distritos, que já estão com a maioria dos quartos reservados. O sindicato lembra que os meios de hospedagem só estão funcionando com 50% da capacidade, devido as medidas de prevenção a covid-19. O movimento deve ser o mesmo registrado nos outros feriados, quando a ocupação ficou próxima ao limite.

Serviços públicos

Para os funcionários públicos, o feriado já começa hoje (30). No município, a Prefeitura e a Câmara transferiram o ponto facultativo de quarta-feira (28) para sexta. Apenas serviços essenciais, como hospitais e coletas de lixo, funcionarão. O Detran também informou que seguirá a orientação do governador em exercício, Cláudio Castro, e as agências também estarão fechadas hoje.

A Receita Federal, ligada ao Ministério da Economia, havia informado que cumpriria o ponto facultativo na quarta-feira. Porém, na terça-feira a noite, informou que a presidência da República mudou a data. Desta forma, as atividades do órgão foram desenvolvidas normalmente na quarta-feira e hoje, as agências estarão fechadas.

Os bancos também estarão fechados, funcionando apenas os caixas eletrônicos.

Chegadas e saídas

A Concer informou que vai reforçar o atendimento para a Operação Finados, que começa hoje e vai até a segunda-feira (02). No trecho de concessão, entre o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, os horários de pico devem ocorrer nesta sexta-feira, entre 15h e 19h, e na segunda, a partir de 14h. A concessionária não informou a estimativa de veículos.

A Única informou que, a princípio, prevê dois carros extras para Cabo Frio, mas o restante das linhas continuará com a operação normal. Já a Viação Teresópolis, disse que não possui previsão de horários extras para Petrópolis e que, de sábado a segunda-feira, haverá duas saídas, às 9h e 18h, tanto da Rodoviária do Bingen quanto da cidade vizinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito