Feriado de Finados: Vigilância Sanitária de Duque de Caxias recomenta medidades de segurança para evitar Coronavírus em cemitérios

Para evitar aglomerações nos cemitérios de Duque de Caxias no Dia de Finados, na próxima segunda-feira (02/11), a Prefeitura de Duque de Caxias, através do Departamento de Vigilância e Fiscalização Sanitária está recomendando aos administradores dos cemitérios, ambulantes autorizados e à população o cumprimentos das medidas de segurança, que devem ser tomadas como prevenção ao novo coronavírus. Nessa época a frequência aos campos santos aumenta e alguns cuidados devem ser tomados, principalmente por pessoas do grupo de risco (grávidas, idosos, portadores de doenças crônicas e lactantes).

Além do uso obrigatório da máscara de proteção, o protocolo de segurança das autoridades de saúde do município ainda recomendam ainda aos visitantes, manter distância mínima de 1,5 metro e evitar tocar nas pessoas, mesmo que sejam parentes; evitar contato com superfícies e evitar os horários de grande fluxo.

Para evitar aglomerações, as autoridades de saúde solicitaram às administrações dos cemitérios no município, que estes sejam abertos no sábado e no domingo que antecedem o feriado e que limitem em 50% a capacidade de pessoas, além da extensão do horário de funcionamentos dos mesmos, criando mecanismos de controle de acesso e saída do público.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil solicitou ainda que seja respeitado o tempo de permanência nos cemitérios no prazo máximo de 30 minutos, para evitar as aglomerações durante as visitas, e que sejam instalados pontos de descontaminação com álcool em gel 70% na entrada e em pontos estratégicos, além disponibilizar avisos contendo informações sobre a doença e das medidas de prevenção, por meio de cartazes ou painéis explicativos.

Sobre a comercialização de produtos no entorno dos cemitérios, a Vigilância Sanitária pede que os vendedores respeitem as normas de higiene e as regras de biossegurança determinadas pelo poder público. Os ambulantes autorizados devem manter o distanciamento de 2 metros entre as barracas e o uso de máscara é obrigatório, assim como a higienização das mãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito