Escolas Estaduais de Japeri participam da Campanha de Enfrentamento às Arboviroses

Nesta quarta-feira (20), alunos da Escola Estadual Armando Dias, no bairro Nova Belém, participaram da Campanha de Enfrentamento às Arboviroses, iniciada pelo Governo do Estado e promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Japeri.

A unidade recebeu diversos agentes da Vigilância em Saúde, levando exposições educativas e realizando palestras sobre Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

A Campanha visa mobilizar a população nos processos de construção de conhecimentos, valores, atitudes e ações necessárias à prevenção e ao controle do Aedes aegypti, transmissor das Arboviroses, que podem gerar síndrome congênita, manifestações neurológicas, tratamentos prolongados, inabilitação temporária para o trabalho, podendo ainda levar a óbito.

No stand expositivo, os agentes mostraram todos os equipamentos e materiais de controle de vetores, utilizados em visita domiciliar e reconhecimento geográfico.

Os estudantes contaram ainda com aplicação de vacinas contra a Febre Amarela e distribuição de hipoclorito e material educativo.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Gama, eliminar o mosquito Aedes aegypti é um dever de toda sociedade.

Os agentes da Vigilância aproveitaram a oportunidade para palestrar sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Tabagismo, temas muito importantes e presentes no início da adolescência.

De acordo com a assistente social Elen Silva, do Programa de Controle do Tabagismo, muitos adolescentes começam a fumar por influência dos responsáveis ou de programas de televisão.

“Cada um aqui tem um potencial e não precisa ficar dependente quimicamente. Vocês têm um futuro muito bom pela frente, só precisam tomar as atitudes corretas”, disse.

No controle de DST, o coordenador Josemar de Sousa alertou sobre os riscos de iniciar uma vida sexual sem preservativos.

Na próxima quinta-feira (21), a ação educativa será na Escola Estadual João Santos Souto, a partir das 9h. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito