E.M. Desembargador Oswaldo Portella mostra quem em Magé também se faz ciência

Representando Magé na XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – FECTI, que aconteceu neste sábado (7), no CEFET Maracanã, a E.M. Desembargador Oswaldo Portella fez bonito e se tornou a vice-campeã na categoria 8° e 9° ano, ficando à frente de diversas instituições de ensino municipais, estaduais, federais e privadas de várias partes do Estado do Rio de Janeiro.

O trabalho apresentado pela escola representante da cidade fala sobre as consequências das chuvas no município. Segundo a diretora do colégio, Gianni Saint Clair, durante o desenvolvimento do projeto foi descoberto que mais de 65% dos estudantes residem em áreas consideradas com risco de inundações, embora a escola fique localizada numa região central da cidade. Ela conta que os alunos construíram um pluviômetro caseiro que mostra quando a sirene toca e alerta as pessoas a desocuparem os locais vulneráveis, além de indicar onde estão fixados os pontos de apoio onde as pessoas podem ficar alojadas em casos de alagamentos.

“Magé nunca participou de um evento estudantil desse porte. Mas, com humildade, nós chegamos chegando, como disseram os próprios alunos. Chegamos para disputar e ganhar. E ganhamos! É a primeira vez em que o município participa e já saímos em segundo lugar. Eu não consigo nem falar com tamanha emoção que estou sentindo!”, disse Gianni.

“Disputamos com escolas do Estado inteiro. A nossa escola competiu com o trabalho que foi apresentado na Feira do Conhecimento e durante esse evento, tivemos uma julgadora que gostou muito do nosso trabalho e nos indicou para a FELCTI. Conseguimos ganhar! É muito orgulho para a Escola Viva”, explicou todo orgulhoso Flávio Marques do Departamento Pedagógico dos Anos Finais.

Rodrigo Félix, que também compõe o Departamento Pedagógico dos Anos Finais, também acompanhou de perto essa conquista e contou, muito emocionado, quais serão os próximos passos da escola vice-campeã da FECTI após esse feito inédito.

“Nossos alunos receberam medalhas e um troféu. A partir de agora, eles vão apresentar esse projeto em outros lugares do país. A gente ainda está aqui comemorando. É tanta emoção, que parece não caber no coração da gente!”, desabafou Rodrigo, que logo em seguida disse, em tom bem-humorado, que quase infartou naquele lugar quando o resultado foi divulgado.

A FECTI é uma realização da Fundação Cecierj – Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, e tem o objetivo de incentivar, de forma gratuita, o desenvolvimento dos projetos dos alunos do Ensino Fundamental II, Médio e Técnico, das redes municipais, estaduais, federais e privadas de ensino, oferecendo a oportunidade de apresentá-los na maior feira de ciências do Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: