Dragagem do Rio Meriti tem nova frente.

O maior programa de combate a enchente em Duque de Caxias, a macrodrenagem e dragagem do Rio Meriti, promovido pela Prefeitura de Duque de Caxias, está em uma nova fase, com a implantação de um canteiro auxiliar de obra, no final da Rua Elias Francisco Paris, no bairro 25 de Agosto. O local será o ponto de partida dos caminhões que irão recolher o que for dragado do rio. Para isso, será construído sobre um caminho, formado por tubos de seis metros de comprimento e 1,20m de diâmetro, que flutuarão no rio Meriti.

 

O programa que irá beneficiar os bairros Laguna e Dourados, Vila Nova, Vila Ideal, Bar dos Cavaleiros, Engenho do Porto entre outras localidades que há cerca de 20 anos sofrem com enchentes quando chove forte, vem recebendo várias melhorias, como a implantação do sistema de macrodrenagem, ligação da rede de esgoto domiciliar, desassoreamento das galerias entre outras ações.

Segundo a subsecretária de Recuperação Ambiental, da secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Cristina Remann da Silva, a obra visa facilitar o acesso da draga no Rio Meriti. “A frente de serviço que está sendo executada servirá como um canteiro auxiliar da obra. Nesta primeira etapa construiremos um caminho que dará acesso ao Rio Meriti, ao canteiro de máquinas e ao local aonde será construído um bota-fora provisório. Este bota-fora servirá para acúmulo provisório do material dragado. Nele o material será estocado imediatamente após a dragagem, para posterior envio ao local definitivo”, explica.

“O caminho que será construído levará os equipamentos de dragagem, e o batelão – que é o equipamento na qual as dragas ficarão embarcadas para execução da dragagem até ao rio. Este batelão é necessário porque trata-se de um rio de grandes larguras, o que impede o deslocamento das dragas pelas margens, além de locais de grande profundidade que exige que as dragas estejam sobre plataformas flutuantes”, afirma Cristina Remann, revelando que o período de dragagem é de aproximadamente 11 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: