De olho nas chuvas de verão, Prefeitura de Japeri e Inea desobstruem rios da cidade

Para prevenir as inundações causadas pelas chuvas de verão, a Prefeitura de Japeri continua desobstruindo rios e canais do município com a ajuda do Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que realiza a limpeza e desassoreamento.

O secretário municipal do Ambiente, Kerly Gustavo, responsável pelas negociações entre a Prefeitura e o Governo do Estado, disse que o programa é essencial nesta época do ano.

“É um trabalho de prevenção. Nossa comunidade, aqui de Japeri, sofre muito por conta das enchentes, principalmente os moradores do bairro Delamare. O rio da região já estava todo obstruído pela vegetação e resíduos sólidos e essa ação já preveniu o bairro antes mesmo das chuvas chegarem”, afirmou.

O secretário lembrou ainda que no verão de 2013, o bairro Delamare ficou com mais de meio metro de água acima do nível do rio, afetando centenas de famílias. Preocupado, Kerly Gustavo foi atrás de parcerias para que o cenário de cinco anos atrás não voltasse a se repetir.

“Em janeiro, procurei o Luiz Antônio, que na época era coordenador do Limpa Rio. Prontamente, ele atendeu ao município de Japeri, chegando em maio com cinco caminhões trucados e duas máquinas escavadeiras de grande porte para limpar todos os canais e rios de Japeri e Engenheiro Pedreira”, contou.

Todos os equipamentos do Inea permanecerão no município até dezembro. Durante este período, a previsão é que mais de dez rios e córregos sejam completamente desobstruídos. Os rios Sarandi, no Delamare; Rio dos Poços, na Vila Central; e Quebra Coco já foram dragados pelo governo do estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: