Criminosos usam rede social para dar golpe e pedir dinheiro para contatos da vítima no Rio

Resultado de imagem para Um golpe via WhatsApp

Um golpe via WhatsApp permite que criminosos assumam a conta dos usuários e arrecadem dinheiro dos contatos das vítimas no Rio. Em um dos casos, investigado pela Polícia Civil, foi constatado que o golpista chegou a arrecadar até R$ 2,5 mil.

Uma das denúncias apontou o início do esquema: uma pessoa anunciou um celular pelo site de vendas OLX e recebeu, em seguida, a ligação de um homem que se identificava como funcionário do site de vendas.

Com o contato, o homem pedia que a vítima informasse um código enviado para ela via SMS, para que o anúncio da venda do celular fosse aceito no site.

Os números informados pela vítima ao golpista, no entanto, eram o código de verificação de conta do WhatsApp, que permitia o criminoso ter acesso a todas as conversas do real dono da conta.

Após o acesso, o criminoso informava dados de uma conta bancária aos contatos mais próximas da vítima e pedia dinheiro.

De acordo com o delegado titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, este tipo de caso vem aumentando devido ao alcance proporcionado pela internet.

Dados do Instituo de Segurança Pública apontam que houve aumento em 41,3% em outubro deste ano comparado ao mesmo mês de 2018.

A OLX informou que não solicita nenhum tipo de código e pede que os usuários façam solicitações apenas pelo site.

Como se proteger

O WhatsApp informou que implementou um alerta nas mensagens de verificação de conta alertando os usuários a não compartilhar o código recebido via SMS.

Além disso, também é possível ativar a verificação da conta em duas etapas, aumentando a segurança do usuário da conta. Saiba como:

  • Passo 1: Acesse as configurações ou ajustes do WhatsApp e, em seguida, a opção “Conta”;
  • Passo 2: Selecione a opção “Confirmação em duas etapas” e clique na opção “Ativar”;
  • Passo 3: O WhatsApp pedirá que você crie uma senha de seis dígitos e informe seu endereço de e-mail, que poderá ser usado no futuro para redefinir a senha em caso de esquecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito