CRAS do Centro de São João de Meriti celebra retorno das atividades para idosos

Na tarde desta quinta-feira (29) os idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro, participaram de uma palestra intitulada “Saúde mental e autoestima no momento de pandemia”. O evento marca o retorno das atividades da terceira idade no CRAS. 

Após meses tendo que conviver com restrições devido a pandemia de coronavírus, os idosos assistidos pela unidade, puderam retomar os encontros presenciais, entretanto, as medidas de distanciamento e assepsia ainda precisam ser seguidas.

Nesta tarde os usuários assistiram uma palestra com a psicóloga Cláudia Bonfim, que de forma muito animada e descontraída tratou o delicado tema com os participantes: “Neste momento de pandemia muitos idosos ficam depressivos por estarem muitas vezes sozinhos. Este retorno tem como objetivo mostrar para eles que estamos com cada um deles, mesmo neste momento”, afirmou.

Começando com pequenos alongamentos, a psicóloga incentivou o uso da imaginação dos idosos e juntos fizeram uma “caminhada por um parque natural”, fazendo com que eles andassem pela sala imaginando o lugar. Depois de muitas risadas e conversas, a palestra entrou na fase final, quando Cláudia Bonfim usou uma boneca de nome Pérola, para que os participantes pudessem expressar o que sentiam por meio dela.

Com lágrimas e sorrisos os idosos enxergaram na boneca pessoas queridas com quem brincavam na infância, como os pais e avós, parentes queridos que já se foram, além verem nela os filhos e netos que amam. Por fim, uma lembrança simbólica foi distribuída a eles.

A coordenadora da unidade, Denise Araújo, contou que os usuários costumavam entrar em contato perguntando sobre o retorno: “Nosso grupo de idosos é muito ativo e sempre fez parte das atividades, o encontro foi uma forma de celebrar o retorno e fortalecer o vínculo com eles”, disse.

Denise informou ainda que por medidas de segurança, até o final do ano somente um encontro será realizado por mês. Ela disse também que a agenda para 2021 já está sendo preparada e deve ser bem movimentada, com passeios e eventos para os idosos, caso a pandemia não atrapalhe.

Arcanja dos Santos (66), usuária do serviço, comentou que retorno foi muito divertido: “Foi muito bom, dei muitas risadas e até orei no final, agradeço muito por sermos acolhidos”, ressaltou.

O Centro de Referência de Assistência Social do Centro fica na Rua São João Batista, nº 742, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Tel. 2756-0453

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito