Copa do Brasil: Sorteio define confrontos da primeira fase

Taça da Copa do Brasil Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O começo da caminhada de 80 clubes na Copa do Brasil será definido nesta quinta-feira, na CBF. Um sorteio na sede da entidade, a partir das 14h, delineará quais serão as rotas de cada um dos participantes nas três primeiras fases da competição.

Três grandes clubes do Rio estão envolvidos desde o início do torneio. Fora da Libertadores por terem ficado na segunda metade da tabela do Brasileirão, Vasco, Fluminense e Botafogo fazem parte do pote principal do sorteio desta quinta.

É grande a chance de uma viagem longa na primeira fase – vale lembrar que sempre os times com posição inferior no ranking da CBF são mandantes na primeira fase. O pote A vai se defrontar com o pote E, do qual fazem parte, por exemplo, o Santos-AP, o Altos-PI e o São Raimundo-RR. Ao mesmo tempo, pode evitar um deslocamento grande o carioca que enfrentar o Boavista, jogo com cara de Estadual. O Rio ainda tem Bangu e Volta Redonda como representantes.

Entre os paulistas, as vagas ficam para clubes mais modestos, já que os quatro grandes estão na Libertadores: Novorizontino, Ferroviária, Ponte Preta, Santo André, XV de Piracicaba e Oeste.

A Copa do Brasil é estrategicamente interessante por causa da premiação . Em 2019, o máximo foi R$ 70 milhões. Haverá um reajuste para 2020, mas os valores exatos ainda não foram divulgados pela CBF. Para o Botafogo, sobretudo, a competição será levada ainda mais a sério, já que, diferentemente de Vasco e Fluminense, o alvinegro não está na Sul-Americana.

– Foi um ano muito difícil. Tivemos grandes problemas financeiros, mas nos conseguimos nos manter na Série A. Não deu para que a gente conseguisse a vaga na Sul-Americana, que é competição importante. Mas vamos focar na Copa do Brasil – disse o presidente alvinegro, Nelson Mufarrej.

As datas reservadas pela CBF para os jogos da primeira fase – nos quais os visitantes têm a vantagem do empate – são 5 e 12 de fevereiro.

Vale lembrar que os oito times brasileiros classificados à Libertadores entram a partir das oitavas de final da Copa do Brasil. O mesmo vale para os campeões das Copas Verde e do Nordeste, além da Série B do Brasileirão. Ou seja, o funil para quem começa cedo na competição é bem apertado: dos 80, sobrarão cinco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito