Conselho tutelar de Mesquita terá eleição em Outubro

Foram encerradas na terça-feira, dia 10 de junho, as candidaturas para as eleições do Conselho Tutelar de Mesquita. Dos 45 inscritos, 20 tiveram suas inscrições deferidas e 25, indeferidas. As eleições estão previstas para o dia 6 de outubro. Todos os eleitores mesquitenses poderão votar. Os locais serão definidos pela Comissão Eleitoral, presidida por Fernandes Moraes, o Nandes.

De acordo com Nandes, haverá prova eliminatória antes das eleições. Ele sugere que os candidatos acompanhem as publicações do Diário Oficial do município de Mesquita, para se manterem informados sobre novas determinações.

As inscrições para o cargo de Conselheiro Tutelar de Mesquita, gestão 2020 a 2024, foram iniciadas em 8 de abril. Porém, só no dia do encerramento, 10 de junho, 25 candidatos compareceram à sede do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), na Avenida Coelho da Rocha 1.426, em Rocha Sobrinho. Segundo Nandes, dos 45 candidatos, 25 tiveram as inscrições indeferidas por “ausência de documentos e outras exigências”. Ele orienta que estes poderão procurar a sede do Conselho para tirar dúvidas. Ou para “apresentar recurso até o dia 14, sexta-feira”.

Prova

Nandes avisa ainda que os candidatos deferidos serão submetidos, no dia 15 de agosto, a uma prova de conhecimentos gerais e leis complementares sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Quem não acertar 50% das questões estará eliminado”, garante. Quanto ao local, horário e regras da prova, serão informados no Diário Oficial do município, no dia 23 de julho.

Para integrar o Conselho Tutelar, é preciso ser morador de Mesquita, ser maior de 21 anos, ter reconhecida idoneidade moral e ensino médio completo, além de outros requisitos. “É importante que o candidato sonhe com o pleno exercício da cidadania e o crescimento saudável da sociedade. A missão do Conselheiro é proteger direitos e garantias das crianças e adolescentes da cidade”, destaca Nandes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito