Como tirar o título de eleitor?

Todos os brasileiros com 18 anos completados até o mês das eleições são obrigados a tirar o título de eleitor. Para solicitar o título de eleitor, o cidadão deve comparecer a um Cartório Eleitoral com os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento, ou de casamento;
  • Comprovante recente de residência original;
  • Certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Não é possível tirar o título eleitoral a tempo das eleições de 2020. O prazo terminou em maio; o período para emissão do documento e para a regularização será reaberto em de 9 de dezembro.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), “a medida tem a finalidade de facilitar a preparação do pleito, possibilitando a distribuição das seções eleitorais e a elaboração da lista de eleitores, entre outras funções.”

O primeiro turno das eleições 2020 acontecerá no próximo dia 15 de novembro, com votações para prefeitos e vereadores – no Mato Grosso, os eleitores também deverão escolher o candidato que vai ocupar a vaga no Senado. O segundo turno, para onde for necessário, ocorrerá em 29 de novembro.TRE-RJ - Visualiza Notícia - COVID-19: Recebimento do auxílio emergencial  não exige mais a inscrição eleitoral

Como justificar ausência nas votações?

Os eleitores que estiverem fora de seus domicílios eleitorais no dia de votação precisam justificar a ausência para a Justiça Eleitoral.

Neste ano, por conta da pandemia, a justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título até 14 de janeiro, para ausência no 1º turno, e 28 de janeiro, no 2º turno. Veja mais detalhes aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito