Clínica da Família Dr. Jorge Campos faz atendimentos em libras em Mesquita

A Clínica da Família Dr. Jorge Campos, no bairro da Coreia, em Mesquita, foi pioneira no estado do Rio de Janeiro ao incluir, nesta semana, uma intérprete de Libras em seu quadro de funcionários. Ela ajudará a melhorar o atendimento de pacientes surdos na saúde municipal.

O projeto é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, esta última por meio de sua subsecretaria de Direitos Humanos. Segundo os dados da clínica da família, 45 surdos já foram cadastrados em Mesquita e o objetivo é alcançar um número cada vez maior de pessoas com deficiências auditivas. A partir dessa demanda, será avaliada a necessidade de outros intérpretes de libras para prestar atendimentos nas unidades de saúde do município.

Victória Ávila, de 20 anos, mora na Coreia e é surda e mãe. Ela foi uma das primeiras a receber o atendimento na clínica. “O projeto é muito importante. Esta clínica possui várias especialidades. Com os intérpretes em libras, vou conseguir ser atendida pelo médico e marcar minhas consultas normalmente, sem ficar dependente de trazer alguém comigo para me ajudar”, comemora.Elaressaltou a importância do projeto no cuidado do seu bebê:“Com essa mudança, gente vai entender melhor algumas informações, como quando deve ocorrer a vacinação da criança. Isso é excelente, porque o intérprete estará aqui para me explicar, de uma forma mais clara e sem riscos”, frisa.

Secretária municipal de Assistência Social, Cristina Quaresma reitera o compromisso do município com a inclusão social integral de todos os cidadãos. “Esse atendimento com libras é fundamental. Essas pessoas serão incluídas, independentemente de qualquer limitação. Isso possibilita que os surdos participem mais da vida comum da cidade e cuidem melhor de sua própria saúde e da saúde de sua família”, avalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: