Chaves deixa de ser exibido pelo SBT após 36 anos no ar

O SBT anunciou, na tarde desta sexta-feira (31), que não conseguiu chegar a um novo acordo com a emissora mexicana Televisa e, como consequência, perdeu os direitos de exibição de Chaves. Com isso, o seriado sai do ar pela primeira vez após 36 anos ininterruptos.

O clássico programa de TV é um dos mais queridos dos brasileiros e já era marca registrada de exibição na emissora de Silvio Santos.

Na semana passada, o canal pago Multishow também já havia comunicado que não conseguiu renovar os direitos com a Televisa e também deixaria de exibir o seriado. Dessa forma, o Brasil deixa de ter uma exibição da série na TV após longos anos de uma frutífera parceria.

Ainda, a Televisa também rompeu com a plataforma de streaming da Amazon, o Prime Video. Por fim, tem trabalhado arduamente no bloqueio de conteúdos relacionados a Chaves que estejam publicados no YouTube.Chaves deixa de ser exibido pelo SBT após 36 anos no ar

Em nota, o SBT informou que foi notificado pela Televisa. De acordo com os mexicanos, existe um problema pendente com o titular dos direitos das histórias de Chaves.

Além disso, a decisão vale para os seriados Chapolin e Chesperito. Todas as criações são de Roberto Bolaños, que morreu em 2014.

Atualmente, o SBT exibia Chaves aos sábados, às 4h, e aos domingos, às 9h30.

Leia o comunicado da emissora sobre o desacordo com a Televisa.

“São Paulo, 31 de julho de 2020 – A partir deste sábado, 01 de agosto, o SBT deixará de exibir o seriado Chaves.OMG! Chaves deixa o SBT após 36 anos: 'Lamentamos a decisão ...

A informação chegou à emissora nesta última quarta-feira (29/07), por notificação da Televisa, emissora mexicana detentora dos direitos da obra produzida, na qual informa que a suspensão é devida a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias.

A exibição dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito estaria garantida até 31/07/2020, com possibilidade de renovação entre as partes, o que verbalmente havida sido confirmado. No entanto, a negativa em relação ao acordo com o grupo detentor de direitos intelectuais sobre as histórias, chegou a apenas poucos dias do fim do contrato.

O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora.

A emissora continua na torcida para um acordo entre as duas empresas mexicanas o mais rápido possível e, se isto acontecer, teremos o prazer de informar aos fãs de Chaves, Chapolin e Chespirito, imediatamente.”

Sobre Chaves

Chaves, ou El Chavo del Ocho no original, foi um seriado mexicano criado por Roberto Bolaños, também conhecido como Chespirito. Rodado entre 1971 e 1980, foi – e ainda é – um enorme sucesso no Brasil, sendo exibido até hoje pelo SBT e pelo canal fechado Multishow.

A série, que fazia parte de um programa com várias esquetes escritas por Chespirito, trazia o próprio Bolaños no papel de Chaves, um menino órfão que morava em uma vila, frequentemente se escondendo dentro de um barril. Ele interagia com as outras crianças, principalmente Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves), filha do Sr. Madruga (Ramón Valdés), e Quico (Carlos Villagrán), filho da irritada Dona Florinda (Florinda Meza).

O elenco contava ainda com Rubén Aguirre como o Professor Girafales, Angelines Fernández como Dona Clotilde, a “Bruxa do 71” e Édgar Vivar como o Senhor Barriga e também seu filho, Nhonho. Entre os personagens recorrentes se destacaram nomes como o carteiro Jaiminho (Raúl Chato Padilla) e o estudante Godinez (Horácio Bolaños, irmão de Roberto).

Alguns de seus episódios tornaram-se extremamente famosos no Brasil, com piadas, memes e referências sendo feitos com frequência.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito