Centro de Capacitação de Saquarema oferece vagas para cursos pré-militares

Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, está oferecendo cursos para capacitar jovens e adultos da nossa cidade para o mercado de trabalho. Pensando nisso, foram elaborados os cursos Preparatórios para as Escolas Militares. O período de pré-inscrições começa nesta quarta-feira, 13, e segue até o dia 31/01.

Para concorrer à vaga, o candidato deverá efetuar o preenchimento do Formulário de Inscrição (clique aqui). Contudo, isso não garante a vaga, que será confirmada e efetivada após apuração de todos os pré-requisitos pela comissão organizadora.

Veja, abaixo, as descrições e pré-requisitos para cada curso:

Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR)

A Escola de Especialistas da Aeronáutica é o estabelecimento de ensino destinado, exclusivamente, à formação dos sargentos especialistas de carreira da Força Aérea Brasileira. Para o cumprimento de sua missão, seleciona jovens de todas as partes do Brasil, submetendo-os a intenso adestramento que lhes aprimora o caráter, desenvolve a capacidade física e o conhecimento da profissão militar.

A Escola foi fundada no ano de 1941 e está localizada em Guaratinguetá (SP). A instituição recebe alunos do sexo masculino e feminino e é o maior complexo de Ensino Técnico – Militar da América do Sul.

Pré-Requisitos
Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;
Ter concluído ou estar concluindo o 3º ano do Ensino Médio;
Ter no mínimo 17 anos e não completar 25 anos de idade até a data da matrícula no curso.

Colégio Naval

O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência, localizada no município de Angra dos Reis, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.
O Colégio Naval tem por objetivo a formação de seus alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio, acrescido de instrução naval especializada.
É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio.

Pré-Requisitos
Ser brasileiro nato do sexo masculino;
Não ser casado ou ter constituído união estável, assim permanecendo durante todo período em que estiver sujeito aos regulamentos do Colégio Naval;
Ter concluído, com aproveitamento, o 9º ano do Ensino Fundamental até a data prevista no Calendário de Eventos;
Ter no mínimo 15 anos completos e menos de 18 anos até a data da matriculo no curso.

Escola de Sargentos das Armas (EsSA)

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é o estabelecimento de ensino destinado, exclusivamente, à formação dos sargentos de carreira das Armas do Exército Brasileiro. Ela é responsável pela formação de Sargentos Combatentes de Carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.
Para esse fim, seleciona anualmente jovens de todas as partes do Brasil, através de concurso público, oferecendo-lhes adestramento destinado a aprimorar-lhes o caráter e desenvolver-lhes a capacidade física, a par de proporcionar aos futuros sargentos – elos entre o Comando das organizações militares e a tropa – sólido embasamento militar.
A EsSA foi criada no dia 21 de agosto de 1945, ao término da 2ª Guerra Mundial. Ocupou, inicialmente, parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro. Quatro anos mais tarde, foi transferida para a cidade mineira de Três Corações.

Pré-Requisitos
• Ser brasileiro nato, do sexo masculino para as áreas de Combatentes, Logística e Aviação, e ambos os sexos para as áreas de Música e Saúde;
• Ensino Médio completo;
• Possuir no mínimo 17 anos e, no máximo, 24 anos de idade, sendo que para as áreas de Saúde e Música, a idade máxima será de 26 anos de idade;

EPCAr Escola Preparatória de Cadetes do Ar

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar, ou EPCAr, é uma instituição de ensino da Força Aérea Brasileira sediada em Barbacena, Minas Gerais. Preparando seus alunos, tem como missão moldar os jovens para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, Estado de São Paulo, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Simultaneamente, proporciona aos alunos a formação no Ensino Médio.[1] Os alunos que concluem com aproveitamento o CPCAr têm direito ao Certificado de Conclusão do Ensino Médio e matrícula assegurada na Academia da Força Aérea, desde que estejam dentro das condições de saúde, psicológicas e de condicionamento físico requisitadas para o ingresso na AFA.

Pré-Requisitos
• Ser brasileiro nato, de ambos os sexos;
• Não ter casado ou não ter constituído União Estável;
• Ter concluído ou estar cursando o Ensino Fundamental;
• Ter entre 15 e 18 anos de idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito