Centro de Atenção a Saúde da Mulher presta mais de 10 mil atendimentos por mês em Duque de Caxias

Assim que assumiu o seu segundo mandato no município de Duque de Caxias, o prefeito Washington Reis determinou a reabertura da unidade de saúde, onde por anos funcionou a Maternidade Municipal de Duque de Caxias, no quarto distrito de Xerém. A antiga Maternidade deu lugar ao maior equipamento voltado para a saúde da mulher no município, o CRAESM – Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher.

A inauguração do CRAESM em Xerém aconteceu em 08 de março de 2017, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Duque de Caxias de, através da Secretaria Municipal de Saúde, recuperar a rede de saúde e oferecer serviços com qualidade e eficiência para os usuários.

Com a abertura do novo Centro de Referência as mulheres passaram a ter atendimentos e consultas nas áreas de ginecologia, endocrinologia, odontologia, pediatria convencional e homeopática, clínica médica, mastologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças. Na unidade também são realizados preventivo, colocação de DIU (Dispositivo intra-uterino), ultrassonografia da mama, obstétrica e das vias urinárias, histeroscopia com e sem biópsia, colposcopia, eletrocardiograma e exames de sangue. Os exames de mamografia serão retomados ainda no mês de agosto, com a instalação do novo mamógrafo digital, possibilitando o atendimento a um maior número de mulheres.

No mês de fevereiro de 2018, a unidade ganhou mais um importante equipamento de prevenção e cuidado à saúde da mulher caxiense, o aparelho para exames de Densitometria Óssea. Segundo o Reumatologista Dr Francisco Carlos Nascimento, responsável pela área de Densitometria Óssea no CRAESM, desde a implantação do equipamento, foram realizados uma média de 600 exames mensais. “Este é o único equipamento público na área de Densitometria Óssea para atender a população. Uma ação pioneira da Prefeitura de Duque de Caxias no cuidado à saúde da mulher em Duque de Caxias”, destaca Dr. Francisco.

Com a chegada da Densitometria Óssea a unidade ganhou também o serviço de consultas em Reumatologia. Segundo o Dr. Fancisco Carlos, as consultas reumatológicas foram iniciadas a menos de um mês e a procura vem crescendo a cada semana, o que confirma a importância do serviço para a prevenção e o tratamento de doenças como osteoporose.

Para Dona Adélia Oliveira, 78 anos, fez o seu primeiro exame de Densitometria Óssea no CRAESM e destaca que a retomada do serviço de atendimento à mulher na antiga Maternidade de Xerém é uma vitória: “Sou moradora de Xerém há 64 anos e acompanhei toda essa luta para a reabertura desta unidade de saúde e fico feliz por ver em pleno funcionamento. As mulheres de Duque de Caxias merecem essa atenção”.

O Diretor Técnico da unidade, Dr Marcos Cardoso, destaca que o objetivo principal do Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher é ter no município uma unidade concentrando todos os serviços de saúde da mulher, desde o preventivo com biópsia do câncer do colo do útero; mamografia, para a prevenção e tratamento do câncer de mama; e a histeroscopia, para controle e tratamento do câncer de útero. as estatísticas de atendimentos no centro de referência, confirmam a importância da unidade, não só para as mulheres, mas também para recém-nascidos. “No mês de junho realizamos mais de 15 mil procedimentos, incluindo consultas (adultos, adolescentes e crianças), pré-natal, exames laboratoriais, ultrassonografias e densitometria óssea, entre outros. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que 80% das mulheres grávidas no município foram acompanhadas aqui no CRAESM”, informa o Diretor. Marcos Cardoso.

Para o Diretor Administrativo Emerson Borges, o número alto de procedimentos médicos na unidade se justifica também pela variedade de serviços, além do profissionalismo e comprometimento de toda a equipe. “Um dos destaques no atendimento à saúde da mulher é o tratamento através da Homeopatia, realizado pela Dra Eliane Turano, por exemplo. Estamos buscando sempre oferecer o melhor serviço no acompanhamento, cuidado e prevenção de doenças”.

Ambulatório Escola da UNIGRANRIO
Outro serviço de destaque é o Ambulatório Escola da UNIGRANRIO e que está inserido no projeto de serviços prestados às usuárias do CRAESM. Através desta parceria entre a PMDC e a universidade de Duque de Caxias, estudantes da área de saúde fazem estágio através do atendimento em diversas especialidades como pré-natal, ginecologia, nutrição e puericultura. A equipe de professores e estudantes também realizam palestras para o público de gestantes, adultos, adolescentes e crianças atendidas na unidade.

Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra
A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando para dar total atenção à saúde da mulher. A retomada das obras de construção da Maternidade de Santa Cruz da Serra, no terceiro distrito, vai aumentar os serviços prestados na área. A obra está orçada em R$ 11,2 milhões e o prazo de conclusão é de 15 meses.

A maternidade contará com um centro materno-infantil com 80 leitos, sendo 65 obstétricos, 12 para cirurgias ginecológicas, três para isolamento, além de berçário com quatro incubadoras, quatro berços aquecidos para assistência a recém-nascidos que necessitem de cuidados especiais e um berçário de cuidados intensivos (UTI Neonatal) com cinco berços.

A maternidade contará também com atendimento ambulatorial de pré-natal, puerpério, ginecologia, puericultura, fonoaudiologia, serviço social, triagem neonatal (teste do pezinho, teste da orelhinha) e imunização. Atualmente, as gestantes têm atendimento de maternidade no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, que realiza uma média de 450 partos normais e cesárias por mês, e é procurado por pacientes de Duque de Caxias e de moradoras de toda a Região Metropolitana

O CRAESM – Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher está localizado à Rua 25 de Agosto, 01 – Vila Santa Alice – Xerém – DC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *