Cedae inaugura novo sistema de abastecimento de água em Nova Iguaçu

O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugura, nesta sexta-feira (14/9), o novo sistema de abastecimento de água de Cabuçu Alto, em Nova Iguaçu. Abastecido pela adutora Austin-Queimados, o sistema vai garantir a melhoria do fornecimento de água para as localidades de Riachão, Jardim Palmares, Campo Alegre e Palhada, beneficiando diretamente 33 mil pessoas. O novo sistema faz parte do pacote de obras do Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense, maior conjunto de intervenções de infraestrutura do país. Atualmente, 75% das obras desta primeira fase do programa estão concluídas.

O sistema é composto pelo novo reservatório Cabuçu Alto, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água; 2,2 km de rede de adução; 28 km de troncos distribuidores; e um booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede), com três conjuntos motor-bomba, cada um com 50 cavalos de potência, capazes de bombear 200 litros de água por segundo (l/s). O sistema fica no entroncamento das ruas José Cabral e Passa Vinte, no bairro Campo Alegre.

O reservatório Cabuçu Alto tem estrutura de aço vitrificado, que garante maior agilidade na construção e reduz a necessidade e os custos de manutenção, assim como a geração de resíduos e escória durante as obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *