Casa da Mulher de Japeri já recebe agendamento para consulta e exame

A dona de casa Rita de Cássia Borges de Oliveira, 62 anos, foi uma das primeiras pacientes da Casa da Mulher Carolina Russo de Oliveira, inaugurada na véspera do Dia das Mães pelo prefeito em exercício de Japeri, Cezar Melo. Ela agendou, nesta quarta-feira, consultas e exames para angiologia e ginecologia.

“Aqui está mais fácil de fazer”, afirmou, lembrando que, até então, se via obrigada a procurar outros municípios em busca de tratamento. “Graças a Deus a Casa da Mulher foi aberta para dar chances às mulheres de se tratarem”, elogiou.

A nova unidade de referência médica, localizada na Rua Leni Ferreira, no Centro de Japeri, está equipada e preparada para realizar consultas e exames de mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, ginecologia, mastologia, cardiologia, angiologia, psicologia e testes rápidos, HIV e pré-natal. Conta ainda com tratamento de varizes com espuma.

Até esta quarta-feira (15), a Casa da Mulher já havia agendado cerca de 500 pacientes. Helena Lourenço Rocha, de 19 anos, procurou logo cedo a unidade para fazer teste rápido de gravidez.

“É um atendimento rápido, maneiro, sem muita dor de cabeça”, disse. Numa das salas ao lado, Maria Auxiliadora da Rocha Teles, de 60 anos, com queixas de cálculo renal, também foi uma das primeiras pacientes do dia a realizar exame de ultrassonografia.

Administrador da unidade, Lucas Pires Silva informou que a paciente deve apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência para fazer uma consulta. Já para exame é necessário a solicitação do médico. O agendamento pode ser feito na própria Casa da Mulher ou na Central de Regulação da Umep, em Engenheiro Pedreira.

Para Cezar Melo, a saúde e a educação são prioridades de seu governo. Na avaliação do prefeito, um espaço específico para mulheres era mais que necessário na cidade.

“Muitas delas deixavam sua saúde de lado por não haver um local ideal para atendê-las e outras tinham que ir a municípios vizinhos para serem atendidas. O que tenho feito é me esforçar ao máximo para honrar, não só as mulheres, mas também todos os cidadãos japerienses”, disse por ocasião da inauguração da nova unidade médica.

O secretário de Saúde, Rafael de Freitas, explicou que a partir de agora as mulheres japerienses não precisam mais se deslocar para municípios vizinhos em busca de mamografia, ultrassonografia, entre outros exames.

“Quando o prefeito Cezar Melo me convidou para ficar à frente da Secretaria de Saúde, determinou que eu desse uma atenção especial às mulheres”, contou, informando que o projeto da Casa da Mulher é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) e que os equipamentos, a exceção do mamógrafo, foram adquiridos por meio de comodato ou doação, sem custo para a municipalidade.

“Estamos usando a criatividade neste momento de crise e aproveitando o que a gente tem de melhor na saúde”, afirmou o secretário, anunciando para breve também a criação da Clínica do Homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: