Botafogo vence com dedo de Zé Ricardo, solidifica defesa e mostra espírito da Libertadores

Se o Botafogo vai alcançar a vaga na Pré-Libertadores restando três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro não dá para dizer. Mas o espírito da Libertadores o time já conseguiu. Ou melhor, recuperou. Nesta sequência de quatro vitórias seguidas, o Alvinegro vem lembrando aquela equipe que chegou às quartas de final da principal competição da América do Sul no ano passado: placares magros, mas favoráveis; defesa sólida e muita disposição.

O triunfo por 1 a 0 sobre o Internacional no último domingo, no Nilton Santos (veja os melhores momentos no vídeo acima), foi com a mesma receita da raça se sobressaindo a técnica. Mas desta vez com um dedo de Zé Ricardo taticamente. Ainda no primeiro tempo, ele enxergou que Erik estava mais preso com as subidas de Iago, enquanto do outro lado do campo Zeca ficava mais. O técnico inverteu o atacante com Luiz Fernando, e logo depois saiu o gol pela esquerda.

Mas o principal mérito de Zé Ricardo na sequência de vitórias foi ter conseguido solidificar a defesa. O Botafogo chegou a 10 jogos sem ser vazado no Brasileiro, e nas últimas quatro partidas só viu sua própria rede balançar uma única vez, no 2 a 1 sobre o Flamengo. O retorno de Gatito sem dúvida trouxe mais confiança aos jogadores, mas os laterais evoluíram na marcação, e a dupla de zaga segue muito forte na bola aérea (só errou uma vez, em lance com Damião e Rossi).

Falta ao time um pouco mais de capricho na frente. A vitória poderia ter sido mais tranquila se Leo Valencia, Brenner e Pimpão não tivessem desperdido suas chances na cara do gol. O meia e o centroavante tentaram driblar Marcelo Lomba e nem conseguiam chutar, enquanto o atacante tentou tocar por cima do goleiro. Brenner mais uma vez passou em branco, e chama a atenção que sequer finalizou a gol. O camisa 9 precisa jogar mais próximo da área para render mais.

O Botafogo se reapresenta na tarde desta segunda-feira no Nilton Santos, já de olho no próximo compromisso que será contra o Santos quarta-feira, às 21h (de Brasília), na Vila Belmiro. Com os titulares em trabalho regenerativo, Zé Ricardo só terá o treino de terça-feira, antes da viagem, para definir a equipe. Com 47 pontos, o Alvinegro é o nono colocado do Brasileiro, a seis pontos de distância para a zona de classificação para a Pré-Libertadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: