Belford Roxo é referência em educação especial.

Referência na educação para jovens e adultos portadores de necessidades especiais, a Escola Municipal Albert Sabin é considerada a maior escola para PNE na América Latina e ​referência na Baixada Fluminense. Além disso, a unidade conta com um ambulatório composto por Equipe Multidisciplinar para atendimento a crianças com comprometimentos neurológicos.

 

Mas se enganam os que pensam que o Albert Sabin se limita a pessoas portadora de necessidades especiais. Este semestre, após diversos pedidos da população, crianças de até 04 anos do ensino regular puderam se matricular na unidade em dois turnos (manhã e tarde), fazendo, assim, com que os pequenos aprendam a conviver juntos. Assim, para trazer todo suporte e ensino de qualidade que os estudantes necessitam, a unidade escolar conta com 160 profissionais de educação, não apenas em sala de aula, mas também em ambientes de interação, tais como, brinquedoteca, sala digital, sala de leitura e educação física.

De acordo com professora de educação física e auxiliar pedagógica, Rosana, é muito importe que esse contato entre as crianças, pois faz com que eles aprendam desde pequeno​s ​que não existe diferença​, ​acabando​ com o preconceito que ainda existe. “Dos 639 alunos matriculado​s​, 180 são do ensino regular. Para mim foi surpreendente a rapidez como se adaptaram. Mesmo com as limitações dos alunos com necessidades especiais, ambos estão conseguindo se entrosar. Fazem atividade juntas, se ajudam etc. É uma experiência maravilhosa e espero que mais para frente possamos levar esse trabalho para outras unidades”, disse.

Para melhor atender os alunos e pacientes, em 2015, a Escola Municipal Albert Sabin passou por uma reforma geral, na qual novas paredes foram erguidas, foi construída uma piscina aquecida para tratamentos médicos e houve a substituição de todas as portas (possibilitando maior acessibilidade). Além de ser refeita toda a parte hidráulica e ter os banheiros totalmente adaptados para facilitar o acesso dos usuários, inclusive com a instalação de novos chuveiros.

Segundo o prefeito Dennis Dauttmam, é gratificante ter, em Belford Roxo, uma unidade escolar para portadores de necessidades especiais como referência.”O Albert Sabin é nossa menina dos olhos. Minha maior felicidade é ouvir dos pais de cada aluno o quanto progrediram desde que chegaram aqui. É isso que me faz seguir em frente e lutar para trazer educação de qualidade para o povo belforroxense. Esse é o nosso trabalho e vamos continuar lutando para mudar a realidade da nossa população”, afirmou.

Ambulatório de Saúde Albert Sabin

A Escola Municipal de Educação Especial Albert Sabin conta também com um ambulatório composto por uma Equipe Multidisciplinar referência no Estado do Rio de Janeiro. Nele são oferecidos atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, educação física, assistência social, enfermagem, dentista, neurologista, médico geneticista e pediatra.

Além disso, o ambulatório conta com uma rede especializada para melhor atender os pacientes, no qual proporciona serviços de oncologia, RPG, auricoloterapia, acupuntura, uroginecologia, fisioterapia respiratória, hanseníase, fisioterapia motora, terapia ocupacional, grupo de linguagem e autismo.

Para a dona de casa Ana Paula Ornela, de 35 anos, não existe outro atendimento igual. “Trato minha filha aqui há 07 anos e não existe lugar com estrutura melhor. Quando digo em outros municípios ninguém acredita. Confio plenamente nos profissionais do Albert Sabin de olhos fechados. Não é atoa que é referência”, disse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *