Barra do Piraí vacina contra a Aftosa 6 mil gados até 31 de maio

A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Agricultura, vai imunizar seis mil cabeças de gado contra a Febre Aftosa, no município barrense. Já estão recebendo as doses da vacina os produtores locais, que tenham até 150 cabeças de gado e que possuem cadastro no Núcleo de Defesa Agropecuária. A vacinação começou no início do mês e segue até o dia 31 de maio.Vacinação contra a febre aftosa segue até o dia 30 deste mês ...

Mesmo em tempos de pandemia, pela disseminação do Covid-19, a Prefeitura de Barra do Piraí conseguiu adquirir as seis mil doses. E, segundo o secretário Interino de Agricultura, Francisco Barbosa Leite, a imunização tem como objetivo tornar o estado do Rio de Janeiro zona livre da Febre Aftosa, que, para ele, “aumentaria as exportações de carne bovina do país”.

Para tanto, Chico Leite informa que foi montada uma prioridade e uma escala de logísticas por distrito, em Barra do Piraí. O primeiro deles será o de São José do Turvo, na segunda, 25; já na terça, 26, os produtores de Dorândia recebem as vacinas. Na quarta, 27, Vargem Alegre imuniza o seu rebanho; enquanto que, em Ipiabas, a ação acontece na quinta, 28. Por fim, o distrito da Califórnia encerra o calendário na sexta, 29.

“Mesmo no momento atual, conseguimos essas doses aos pequenos e médios produtores, descentralizadas nos distritos. Estamos a um passo de ser a zona livre da Aftosa; e isso favorece a exportação. Se tiver uma doença, os produtores têm dificuldade de comercializar com o mundo todo”, frisou Chico Leite acrescentando que, os produtores que moram no primeiro distrito devem se dirigir à secretaria de Agricultura, entre 25 e 29 de maio, das 9 às 15 horas.

 

Os critérios para tal vacinação foram estabelecidos pela Secretaria de Agricultura, após verificação do cadastro dos produtores e análise da relação obtida junto ao Núcleo de Defesa Agropecuária. “Há uma importância do controle da zoonose, e a Aftosa pode passar ao humano. Essa é mais uma conquista e investimento no produtor rural”, completa o secretário, ponderando que, para receber as doses, deve-se levar comprovante de residência, CPF, RG e isopor com gelo.

 

Para maiores informações, o produtor deve entrar em contato pelo serviço de WhatsApp da Secretaria de Estado de Agricultura, pelo número (21) 98605-1198; ou através do email do Núcleo de Defesa Agropecuária de Barra do Piraí ( ndabarradopirai.agriculturarj@gmail.com).

 

Acompanhe os locais de distribuição das vacinas nos seguintes distritos:

– 25/05 – São José do Turvo – Escola Municipal São José do Turvo – Rua Elizio Moreira, nº22;

– 26/05 – Dorândia – Escola Municipal Marieta Coutinho Coelho – Rua das Hortências, nº09;

– 27/05 – Vargem Alegre – Brizolão 428 – Dona Mariana Coelho – Rua Barão de Vargem Alegre, nº71;

– 28/05 – Ipiabas – Escola Municipal Jorge de Freitas Tinoco – Rua Luiz Novbaes – Praça Simão Daim;

– 29/05 – Califórnia – Brizolão 284 – Nelly de Toledo Rocha – Rua 27, S/N.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito