‘Avenida Brasil’: do Centro a Santa Cruz, via reflete problemas que o próximo prefeito enfrentará

Série especial da TV Globo percorre a principal via expressa da cidade e mostra os desafios que os candidatos à Prefeitura do Rio vão enfrentar.Guadalupe (bairro do Rio de Janeiro) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Terminou neste sábado (3), em Santa Cruz, a série especial “Avenida Brasil”. Ao longo de toda a semana, o repórter Chico Regueira percorreu os 58 quilômetros da via que liga o Centro à Zona Oeste da cidade e mostrou problemas de transporte, habitação, saúde, educação e cultura, entre outros.

Obras que poderiam ajudar a melhorar a situação estão atrasadas. O corredor Transbrasil vai ter 27 quilômetros e 18 estações, que vão ligar a região central a Deodoro.

As obras começaram em 2014. A previsão inicial de entrega era para 2016, mas em 2020 o canteiro está a todo vapor.

“Se eu tivesse usando o BRT, a minha vida teria sido facilitada”, reclama morador.

Às margens da Avenida Brasil, muita gente vive em casas improvisadas e esperam políticas sociais e de acolhimento para melhorarem de vida.

“É o único lugar que a gente consegue viver”, diz dona de casa ao ser questionada como seria viver na beira da via. “Só [vejo] carro. Às vezes tem um assalto… Isso é normal.”

O que diz a prefeitura

Sobre a reportagem a reclamação de moradores de Santa Cruz sobre a falta de transporte, a Secretaria Municipal de Transportes disse que o bairro conta com quatro opções de serviços para acessar o Centro pela Avenida Brasil.

Série especial

Trinta e dois bairros, 58 km, cerca de 2,1 milhões de moradores e 220 mil veículos por dia – 170 mil durante a pandemia. Esse é o retrato da Avenida Brasil, a mais importante via expressa do Rio e um dos principais desafios que os candidatos à Prefeitura do Rio vão enfrentar.

Para mostrar os problemas da via, o repórter Chico Regueira a percorreu do início ao fim e mostrou no Bom Dia Rio, no RJ1 e no RJ2 várias questões, como trânsito, transporte público, qualidade do asfalto, coleta de lixo, saúde, obras, programas habitacionais e segurança.

A série especial começou na segunda-feira (28), no Terminal Novo Rio, no Santo Cristo, e terminou no sábado (3), quando chegou a Santa Cruz.

G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito