Agentes Comunitários de Saúde de Japeri concluem curso de aperfeiçoamento

Cerca de 200 Agentes Comunitário de Saúde de Japeri receberam, nesta quarta-feira (7), o certificado de conclusão do curso de reciclagem e aperfeiçoamento ministrado pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).

O evento, realizado no auditório da Unidade Mista de Engenheiro Pedreira (Umep), contou com a participação do prefeito em exercício, César Melo, e do secretário municipal de saúde, Rafael Freitas.

Desde o início do ano, os ACS foram divididos em grupos para participar do curso. O objetivo foi complementar a formação dos profissionais com o emprego do debate sobre diferentes temáticas pertinentes às vivências na área da saúde.

Os alunos apresentaram diferentes temas abordados durante o ano, como a Sífilis, os mitos e verdades do Aedes Aegypti, água poluída, métodos contraceptivos e desperdício de água.

Para a subsecretária da atenção básica de saúde, Rafaela Lopes, “o curso é importante para os agentes, que estarão mais preparados para atuarem junta à população”. A agente Carla de Oliveira, de 35 anos, concorda. “Nós aprendemos muita coisa que até já deveríamos saber. Vai ser ótimo para passar todas as informações às pessoas com clareza e segurança do que estamos falando”, disse.

O secretário de Saúde, Rafael Freitas, e o prefeito César Melo parabenizaram a turma e se colocaram à disposição dos agentes para aplicar projetos e melhorias à saúde do município.

“Nunca é tarde para aprendermos as coisas. A prevenção é o primeiro passo para evitar tantas doenças. Muitas vezes a pessoa nem sabe da sua condição. Vocês são fundamentais para alertar e ajudar a população a criar o hábito de se prevenir”, afirmou o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: