Ação Saúde de Japeri chega aos moradores do Laranjal

O bairro Laranjal, em Engenheiro Pedreira, recebeu nesta última quinta-feira (28) o programa ‘Ação Saúde’, realizado pela Prefeitura de Japeri, através da Secretaria Municipal de Saúde. Moradores da região compareceram em peso para desfrutar de todos os serviços oferecidos pelo governo municipal.

A ação contou com a participação do secretário de Saúde, Charles Gonçalves, que estava acompanhado do vereador Wendel Coelho. Para Charles, um dos objetivos do programa é aproximar ainda mais a Prefeitura da população, incentivando os moradores de cada região a buscar atendimento médico de qualidade.

Agentes de saúde, enfermeiras e técnicas de enfermagem foram mobilizados para aplicação de vacinas contra gripe e febre amarela, pesagem do Bolsa Família, exames do teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis e aferição de glicose e pressão arterial.

De maneira bem simples e essencial, uma médica do projeto fez atendimento de moradores ao ar livre, receitando remédios, instruindo e encaminhando pacientes para unidades especializadas.

Com pressão alta, Ednaldo Farias, de 54 anos, recebeu algumas restrições alimentares. “Vou ter que deixar de comer meu churrasquinho, mas com certeza é melhor cuidar da saúde, porque eu fico muito tempo sozinho no meu sítio”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde também distribuiu hipoclorito e clorin, eficazes no tratamento de água de consumo e limpeza, e na desinfecção de reservatórios.

Cerca de 40 agentes de saúde e guardas de endemias fizeram busca ativa pelo bairro, indo de casa em casa, aplicando larvicidas, raticidas e averiguando possíveis suspeitos de doenças ou focos de dengue na área.

“O POVO SE SENTE MAIS ASSISTIDO”

A ‘Ação Saúde’ chegou à porta do casal Luiz Eduardo e Daiana Xavier. Para eles, não precisar pegar condução para ser atendido é “ótimo”. Além das vacinas, os dois fizeram o teste rápido de DST e aferição de glicose e pressão.

Quem também vem desfrutando do programa da Prefeitura é a moradora Ana Beatriz e seus dois filhos. Na última ação, todos tomaram a vacina contra febre amarela. Já nesta quinta-feira, a família se vacinou contra a gripe.

“Eles virem até aqui é muito bom, ainda mais que eu trabalho nos finais de semana e não tenho muito tempo (para cuidar da saúde). Nem precisei ir até o posto para tomar a (vacina) da gripe”, comemorou.

Administradora da unidade da família, no bairro São Sebastião, que fica próximo ao Laranjal, Jeane Silva afirmou que unir forças faz diferença.

“Nós, do Posto São Sebastião, sempre fazemos visitas domiciliares com atendimento médico. Mas ações como essa de hoje chamam atenção e o povo sente-se mais assistido”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *