Ação de prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis promove testagem rápida em Queimados

Nada melhor do que comemorar o ‘Dia dos Namorados’ cuidando da saúde do casal. Por isso, nesta quarta-feira (12), a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, no Centro de Testagem e Aconselhamento, no bairro Vila Pacaembu. Durante a iniciativa 160 testes rápidos para detectar HIV e Hepatite B e C foram realizados e preservativos foram entregues à população.

Os resultados dos procedimentos – que saem em menos de 40 minutos – foram satisfatórios: apenas um caso de hepatite B foi diagnosticado e encaminhado para tratamento gratuito. Com cerca de 100 pacientes mensais, o Programa de DST/Aids oferece acompanhamento médico e psicológico, teste rápido e medicamentos sem custo para os queimadenses. De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, as ações de prevenção acontecem durante todo o ano.

“Estamos sempre promovendo campanhas de conscientização, pois precisamos alertar a população sobre a importância de usar preservativo e realizar o teste rápido para o diagnóstico precoce das doenças. Além disso, todas as nossas unidades básicas de saúde distribuem preservativo e realizam o exame de HIV, hepatite B e C e Sífilis”, afirmou a gestora.

Casados há 55 anos, os moradores do bairro Paraíso, Aristóteles da Silveira (73) e Ana da Silveira (72), estavam no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) para atendimento médico e aproveitaram para fazer o teste rápido. O resultado foi negativo para os dois. “Estamos sempre cuidando da saúde um do outro e incentivando a participar das ações de prevenção. Afinal, para conseguirmos viver mais anos juntos, precisamos ter o outro saudável do nosso lado”, afirmou a aposentada.

Os interessados em realizar o teste rápido ou receber atendimento do programa precisam ir até o órgão (Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu) com cartão do SUS, identidade e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: